domingo, 21 de novembro de 2010

Como viviam as mulheres naquele período

Para moças, pertencentes a grupos sociais privilegiados, os conhecimentos que se procurava transmitir estavam ligados ao ensino da leitura, escrita, doutrina cristã e noções básicas da matemática. Enquanto as menos favorecidas nem esse conhecimento poderiam adquirir.
Entretanto, a preocupação maior era o desenvolvimento para as habilidades artísticas nos trabalhos manuais e no envolvimento com a organização da casa e cuidados com o marido, ou seja, a preparação para ser esposa e mãe dedicadas que ouvissem muito, falassem pouco e se, instruíssem o mínimo necessário como ditava um famoso provérbio português: “uma mulher já é bastante instruída quando lê corretamente as suas orações e sabe escrever a receita da goiabada. Mais do que isto seria um perigo para o lar” 
Nesta condição nem os documentos da época, inventários e testamentos a mulher poderia assinar, necessitando pedir aos homens que por ela o fizessem “por ser mulher e não saber ler”.
As mulheres realmente não tinham muita escolha, eram praticamente tratadas e intituladas inferiores, poucas tentaram mudar essa idéia, como Maria Quitéria, mas a maioria dessas tentativas é sucedida apenas de má fama e mal tratos. Uma situação em que as mulheres se encontravam presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário